18 de abr de 2016



Lançamento do livro
Mediação in company
Trabalho com equipes nas empresas
Autores: Eliara Marinho Pontes Ramos, Ellen Navega Dias, Maria Cristina Paciléo Trevisan, Maria Elena Rise de Camargo Vianna e Mathias Mendes Wolff

As empresas, percebendo que necessitam das pessoas que nelas trabalham para se tornarem competitivas e alcançarem os seus objetivos de crescimento, lucratividade, produtividade, qualidade nos produtos ou serviços, redução de custos e imagem no mercado, enfrentam o seguinte questionamento:

      Como conciliar as metas da organização com os objetivos das pessoas?
      Como conciliar lucratividade, produtividade com desejo de melhores salários, satisfação e respeito no trabalho?

O G5 - Mediação Organizacional, ao apresentar neste livro o Sistema de Mediação Transformativa Organizacional – SMTO, propõe uma resposta a esses questionamentos.
A Mediação In company, lidando com a comunicação entre pessoas e equipe(s) de trabalho nas empresas, além de contribuir para uma maior produtividade, agrega em si os benefícios advindos da Mediação, apresentados nesse livro.
O Grupo já tem aplicado esta sistematização metodológica com êxito em organizações, entre elas; empresas familiares, instituições educacionais, de saúde, eclesiásticas e outras. O objetivo é atingir alto desempenho,  ampliando as habilidades para o diálogo, revalorizando os recursos das pessoas envolvidas nesse trabalho, desenvolvendo posturas pacíficas e colaborativas de convivência; sempre atento a objetivos específicos de cada empresa, tendo em vista o ser humano e o gerenciamento do mesmo.
Coleção “Transformando Conflitos em Oportunidades”
Este livro é o quarto título da Coleção sobre Mediação e Práticas Colaborativas que já incluem os títulos “Uma outra verdade na Mediação” de Mirian Blanco Muniz, “Caixa de Ferramentas em Mediação” de Tania Almeida e “Justiça Restaurativa em Ação” do grupo Justiça em Círculo.

Apresentações
As empresas são feitas de pessoas e manter a companhia satisfeita é um trabalho árduo, realizado diariamente pela alta gestão da companhia. A diferença não está na mensagem e sim em como ela será transmitida. Estabelecer o diálogo e fazer com que os diferentes departamentos escutem uns aos outros, facilitando a negociação de um conflito existente em prol de um objetivo maior, é papel do líder que acredita nas premissas da metodologia do SMTO.”
Rômulo Dias - Presidente da Cielo.

Esta obra pode ser inspiradora para todos os profissionais envolvidos nas relações de liderança e gestão organizacional de todas as áreas, pois transcende a especialidade. Trata das relações humanas dentro do ambiente de trabalho e que certamente transcende e reflete nas relações fora do ambiente organizacional. Para aqueles que acreditam que é possível fazer algo diferente e produtivo visando melhorar o ambiente e as relações do trabalho, esse texto é altamente recomendável e inspirador.                                                                  Adriana Gomes - Colunista do Caderno Negócios e Carreira da Folha de S. Paulo.
Sobre os Autores
Nossa história foi feita de muitas histórias.
Cada um de nós contribuiu com seu olhar, experiências, sonhos e buscas. Tínhamos muito em comum apesar das diferenças, o enorme desejo de multiplicar e disseminar a Mediação, sua utilidade e aplicabilidade de suas ferramentas na prática organizacional.  
Nossa conquista foi desenvolver  e  sistematizar a metodologia SMTO - Sistema de Mediação Transformativa Organizacional -  que possibilita às organizações  se beneficiarem da Mediação auxiliando as conversas com o objetivo de estabelecer acordos, em cenário muitas vezes complexos, das relações entre as pessoas.
Nossas formações e experiências diferentes confere ao grupo multivocalidade, que tem se mostrado útil ao  trabalho, principalmente em contexto corporativo, onde  existe  a heterogeneidade de cultura e valor.
G5 - Mediação Organizacional