8 de mai. de 2013

Uma outra verdade na mediação


Mirian Blanco Muniz estará na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis no dia 14 de junho, sexta-feira, a partir das 18h30, para lançar o livro Uma outra verdade na mediação – Um romance que retrata a força da comunicação na construção do nosso futuro. Mirian é psicóloga clínica, terapeuta de casal e mediadora judicial.

Com prefácio assinado por Vania Curi Yazbek, psicóloga, mediadora, sócia-fundadora e responsável pela implantação do setor de Mediação no Instituto FAMILIAE-SP, o livro – um romance sobre mediação – foi escrito a partir da experiência da autora como perita judicial em ações nas Varas de Família. Foi quando Mirian entrou em contato com todo o sofrimento decorrente dos litígios familiares.
“A história retratada neste livro não é fruto de um caso real, mas pautada em minhas vivências como mediadora e, portanto, produto de minhas percepções de várias histórias. Com ela, procuro favorecer a reflexão do quão importante é considerar as subjetividades ocultas em muitas das ações judiciais e que pulsam fortemente pedindo contemplação”, diz Mirian.


A história de Mirian como mediadora judicial começou no final dos anos 80 e início dos 90, quando foi convidada por juízes de Varas de Família para realizar perícias psicológicas – principalmente em ações de regulamentação de visitas e mudanças de guarda, em casos de separação de casais. Naquela época, apesar da mediação já ser uma prática em países como os EUA, Argentina e em alguns países da Europa, ainda era incipiente no Brasil.
Mirian, no entanto, já pensava em desenvolver algum tipo de trabalho que evitasse que os casais entrassem com ações judiciais, oferecendo assistência com a intenção de prevenir e evitar, sempre que possível, litígios.

Uma outra verdade na mediação compartilha as reflexões que dizem respeito aos conflitos humanos resolvidos por meio do sistema Judiciário, assim como discute a importância de oferecer às pessoas meios alternativos de resolução de conflitos.